segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fabio Sombra

Meu nome é Fábio Sombra (o Sombra não é apelido: é sobrenome de verdade). Sou escritor, ilustrador e violeiro. Nasci no Rio de Janeiro, no ano de 1965 e é nesta cidade que vivo até hoje. Porém, ao contrário de muitas pessoas que nascem e passam as suas vidas inteiras em cidades grandes, eu tive oportunidade de conhecer de perto a vida na roça. A família de minha mãe vivia no interior do estado de Minas Gerais e, aos dez anos de idade fiz uma viagem que mudou a minha vida. Conheci a fazenda da minha tia avó – Maria do Rosário – e foi neste local de sonho que passei muitas férias, aprendi a andar a cavalo, a pescar, a nadar em córregos e, principalmente, aprendi a gostar de ouvir e contar histórias à noite, ao pé de um fogão de lenha .
  Na vida. Já fiz muitas coisas: me formei em direito, pintei quadros e fiz exposições de minhas obras em vários países do mundo. Tenho pinturas em coleções particulares na Inglaterra, Africa do Sul e em museus no Brasil, na França (Nice), em Portugal (Guimarães), na Alemanha (Boenighein).
 Na vida. Já fiz muitas coisas: me formei em direito, pintei quadros e fiz exposições de minhas obras em vários países do mundo. Tenho pinturas em coleções particulares na Inglaterra, Africa do Sul e em museus no Brasil, na França (Nice), em Portugal (Guimarães), na Alemanha (Boenighein).
  Eis que um dia, de volta ao Brasil, fui convidado para ilustrar um livro infanto-juvenil. Era a história de Aladim e a lâmpada maravilhosa, recontada em versos de cordel pelo grande poeta Patativa do Assaré. Ao final, fiquei tão encantado que resolvi começar a escrever e a ilustrar meus próprios livros. Desse dia em diante não parei mais, já publiquei mais de dez obras, recebi prêmios importantes e estou com vários outros trabalhos prontinhos para sair. Esta foi uma de minhas primeiras “fotos de autor” e inicialmente estaria na orelha do meu romance de estreia: A Lenda do Violeiro Invejoso, em 2005. No fim, a editora acabou escolhendo uma outra, ligeiramente diferente.
 Sou apaixonado pela cultura popular brasileira. Na época do Natal largo tudo o que estiver fazendo e corro para o meu sítio, na cidade de Lajinha, na Zona da Mata de Minas Gerais onde criei um grupo de folias de reis chamado A Caravana do Oriente. É um tempo muito gostoso, onde a gente, de noite, sai pelas estradas visitando sítios e fazendas para anunciar, com músicas e versos o nascimento do menino Jesus. Aqui uma foto minha com a Caravana.
 Eu também faço viagens de pesquisa sobre o folclore brasileiro. Já viajei muito pelo Brasil entrevistando pessoas, documentando e registrando danças, cantos e histórias que vivem na rica memória do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário