domingo, 6 de novembro de 2011

Viagem ao Centro da Terra de Walcyr Carrasco

(1ºparte) Essa história que vou te contar é de arrepiar os cabelos, mas é tambem uma historia de aventura e muito romance.
 Eu(Axel), estava em casa com Marthe(a empregada) e estávamos esperando o prof. Lindenbrock chegar em casa para ela começar a fazer o almoço.Estávamos com fome e preocupados com a sua demora, pois era muito pontual que se atrasássemos um segundo na mesa ele nos xingava a gente.
 Quando o professor chegou Marthe saiu correndo para começar a fazer o almoço, ele tinha chegado com um livro na mão, imaginei o por que da demora.Não deu tempo de fugir, pois quando ele traz um livro, me chama, e fica horas me contando sobre ele.Além do mais ele não era um dos melhores em paciência e gentileza, e era louco por cristais e pedras preciosas, e eu o ajudava a linpar algumas da centenas dele,ele era cientista de alto nìvel.Outra caracteristica do professor Lindenbronk era ser maniaco por livros, entre tanto so dava valor para a queles velhos e antigos.
 Ele me disse que o livro emcontrado na livraria era inestinavel, magnifico, adimiravel. meu tio falava sem parar sobre ele, e comecei a mi interesar nele tambem:
- Qua e o título, mal me pergunte?:
- Trata-se de Heims-Kringla.Procurei mostrar interese:
- É uma tradução em alemão?Ele se irritou e disse:
- Minha nossa trata-se de um manuescrito rnico!Afirmou raivoso por minha pergunta.:
- O que é uma escrita rúnica?
 Só faltava explodir de tanta raiva que estava, e minha pergunta só terminou o servisso.:
-  Não irei te explicar desta vez, você já deveria saber disso a muito tempo!Exclamou.
 Más comsegui fazer ele valar e me explicou direitinho:
- As rúnicas eram caracteres de secrita utilizados na Islândia ha muito tempo.
Ao terminar de falr, um pergamnho escorregou de sua mão e caiu no chão. Meu tio pulou sobre o documento e o colocou sobre a mesa.:
- É escrita runica, sem duvida são de Snorre Turleson.
 Estava tão ancioso para decifrar o papel que sua mão começou a tremer.:
-Más e ilandes arcaico!Murmurava.
 O professor era poliglota, quer dizer que fala muitas linguas diferentes, mas não entendia o que estava escrito no pergaminho.E assim pasaramse horas e Marta bateu ma porta avisando que o almoço estava pronto, mas o professor nem se mecheu de tão concentrado que estava em decifrar o pergaminho.
 Ele pediu que eu almoçase para dois, pois não tinha tempo para comer. E então lá fui eu comer para dois. A messa estava lotada de coisas gostosa e aproveitei ao mássimo aquela oportunidade, tinha sopa de salsa, omelete de presunto, lombo de porco com geleia de ameixa e camarões em molho adocicado.Ummm! Delicia.Logo que acabei voltei ao escritório.
 Após chegar no escritório me pediu para me sentar eescrever o ele pronunciase, letra por letra.Emquanto que descobrise o còdogo não sairia dali.
 Depois disso examinou o que tinha escrto se perguntou:
- O que siguinifica???????????????????Tratase de um criptograma um mensagem em que esta en sentido contrario, no qua suas letras são embaralhadas
 Não conseguiu entender o queestava escrito, pios agora não sabia de quem era para ter uma referenci na escrita.Então pegou sou lupa e procuro uma assinatura de alguem, e emtao achu uma mancha e ...:
- Arne Saknussemm!!!.Exclamou triunfante.
 Era um sabio do séc.XVI, um célebro alquimista islândes.
 Mas não entendi dereito o porque de uma pessoa assim esconder sua descoberta?Depois disso ele disse uma coisa desagradavel:
- vou decifrar esse documento coste o que custar, não vou comert nem dormir até conseguir!
 Fiquei assustado pois isso poderia prejudicar sua saúde e ate o causar a morte.Nem você Axel,talvez tenha que me ajudar em alguma coisa.Nessa hora me assustei de verdada.:
- Bom .Disse ele:
- O primeiro passo é identificar a ligua ,deve ser facíl.
 Fez calculo e calculos e deu que são sesenta e nove consoante e ciquenta e tre vogais.creio que é em latin.:
- Temos aqui uma serie de cento e duas letras.depoi de v´rios erros e acertos e descobri que se achase a chave do enigima acharia o sentido do texto.
 Eu tinha medo de que passasemos muito tempo aqui tentando descobrir e não conseguisemos, por falta de agua, comida e noites não dormdas, pois estava com medo de perderGrauben, que era o amor da minha vida. Passacamos longas horas conversando e brincandoum com o outro, sem ela eu não seria nada. então o meu to resolveu fazer uma ipotesi:
- Axel, bote uma frase qualquer no canto do papel .Más em vez de colocar as letras umas após as outrs, coloque-as susesivamente em colunas verticais, de modo a fazer grupos de cimco uo seis.
 E foi o que fiz.:
- Muito bem parece o pergaminho.
 E depois de analisar chegou a uma conclusao:
- Para entender opergaminho e presiso que eu tome susesivamentea prmeira letra de cada palavra de pois a segunda e assim a diante.AAAAAAAAAAA.
 E então fez issocom o pergaminho e entendeu tudo.
 Derrepente meu tiu empurrou a messa e saiu correndo para fora de csa levando o pergaminho com ele.
 Marthe e eu ficamos só olhando o que ele iria fazer, más tambem achamos super estranho esse gesto rápido, e ele nem nos falou nada, nem aonde ia nem quanto tempo iria ficar fora.Nós ficamos super preocupados por causa que o professor tinha deixado bem claro que ninguem iria comer e nem dormir ate que descobrise o codigo daquele pergaminho.
 Eu fique sozinho, pois com Marthe na cosinha e meu tio fora não sabia o que razer,foi então que resolvi arrumar as suas pedra e diamantes.Limpei tudo.Fiquei pensando um tempão pensando se deveria ou naõi tenta decifrar o pergaminho,foi emtam que decidi que SIM.
 Entam pequei um papel e um lapiz e comecei a escrever o que entendia. Quebrei minha cuca e estorei meus miolos fazerndo aquilo era de enlouquecer qualquer um ,tentei de várias maneiras, fiquei observando o papel por um tempão.
 Tive um clarãono meu cerebro. ERA POSIVEL LER A MENSAGEM DO PERGAMINHO!!!
 Demorei um tempo para me acalmar, bote i dedo sobre as palavras e comecei a ler. Emtrei em choque quendo terminei de ler AQUILO, um homem tivera coragem de ir ate o...
 Meu tio não pederia saber disso se não iria logo querer ir neste local e eu teria que ir com ele. Devo queimar o pergaminho antes que ele chege para não desvendar o código. Más não deu tempo. Quando ia queimar meu tio chego.Bem agora?
 Mal deu tempo de colocar na mesa, que ele estava no escritorio.
 Caiu a noite e meu tio continuava tentando a decifra o pergaminho e estava ficando preocupado com a saude dele, pois nem comia nem bebia a muito tempo e fiquei em duvida se falaria ou não o segredo do pergaminho. Eu conheso meu tio, se falase para ele o que estava escrito no pergaminho ele iria pra la e me levafia junto mas eu não estiu nem um pouco afim de arriscar minha vida por um fato ciemtifico.
 quando Marthe tentou sair de casa persebeu que a porta estava tranquada,então estavamos literalmente sem comida.Ele estava nos mantendo de jejum?
 Temtei me suportar pela fome mas não consegui:
- Tio!Ele nem olhou.
- Tio Lindenbrock?
- O que ?
- E sobre a chave.
- A chave?A da porta?
- Não a do enigma.
 Ele olhou fixsamente para mim.
- Descobri por acaso
- O que?Sem misterio. Conte.
- Se voce for comecar a ler do inicio não vai entender nada, mas se comecar do fim vai entender.
 E meu tio logo entendeu e leu o código
 Deça até a cratera de Yocul de Ssneffels e chegará oa centro da tarra.
 Meu tio deu um salto:
- Axel vamos jantar e depois arrume minha mala e sua mala porque vamos viajar!!!
 Eu não falei!
 Depois de jantado comecei a ter calafrio,pensei que numca mais veria Grauben, Marthe e meus amigos e parentes.
Tentei falar para meu tio não fazer essa viagem pois era muito ariscada, o vulcão poderia emtrar em erupção, eles poderiam se perder entre outras coisas terríveis:
- Meu sobrinho, nada me tira do caminho agora, só pense no lucro que daria quando voltarmos de lá?
- Mas nósso corpo não resiste a presão que atinge o centro da terra.E o seu calor?
- Voce esta preocupado com isso?Que bobeira!Axel será uma bela viagem.
 Chamei Grauben para vir me visitar enquanto não iamos viajar para a Islândia.:
-Vai ficar tudo bem!Tenho certeza que seu tiu sabe o que esta fazendo.
- Nãotenho tanta certeza assim. Acho que ele esta ficando viciado nisso, E e tudo é culpa minha. Se eu tivese ficado calado isso tudo não teria acontecido.Que RAIVA que eu estou de mim mesmo.
 No pergaminho estava escrito que só em julho estava lonje, dava tempo de eu aproveitar um pouquinhi.
 Passaram-se dias e mais dias e quando chegou a noite anterior nem consegui dormir de tanto medo que estava da viajem.Más já o meu tio estava tão ancioso para a viagem que não conseguiu dormir,e passou a noite em claro arrumando e planejando as coisa para o dia seguinte.
 No dia seguinte meu tio contratou um guia para nos levar oa centro da terra e ele falava em latin e isso era bem facil para o professor.
 Partimos.
 Foi orrivel saber que ue iriamos viajar e não voltar numca mais.
 Quando chegamos o presidente nos recebeu com o maior carinho e nos mostrou a cidade inteira.Nos ospedou em um hotel de luxo(vamos dizer que era de luxo para a cidade) e nos encaminhou para um cara que sabia chegar no vulcão aonde iriamos.E emtão foi assim. Mas para me acustumar com alturas(eu tinha medo de altura) meu tio me levou em um predio super alto e me fez subir ate o topo todos os dia ate que me acostumase com altura.
 Na manhã seguinte acordamos cedo pegamos os cavalos e fomos andando.No caminho emcontramos com uma paisagem com que nuca tinhamos visto antes,cheia de neve e vilarejos com várias casinhas. E paramos em uma delas cuja tinha um marido uma esposa e 11 fillhos.Que orror.Dormimos e acordamos e logo saimos daquela casa.

Um comentário:

  1. Nossa.eu estava lendo esse livro agora, estou na pagina 120 me parece pra diante , é muiito bom !!
    Axel,Hans,e Tio Lindenbrock*--*

    ResponderExcluir